A saúde mental não deve ser uma preocupação apenas na vida adulta e na terceira idade. As crianças também podem sofrer com distúrbios emocionais e nem sempre conseguem expressar o que está acontecendo.
É na infância que os indivíduos desenvolvem a sua estrutura mental. Situações adversas nessa fase da vida estimulam a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que atrapalha as conexões entre os neurônios.
É claro que ninguém vai atravessar toda a infância sem passar por vivências negativas. Quando acontecem esporadicamente, essas situações nem sempre devem causar preocupação.
É o acontecimento sucessivo de situações adversas que, em longo prazo, pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro e, até mesmo, alterar alguns sistemas importantes. Entre eles, o neuroendócrino, responsável pela produção de hormônios, e o límbico, responsável pelas emoções.
A saúde mental infantil é importante para toda a vida da pessoa. Afinal, os primeiros anos funcionam como uma base para todas as aquisições que o cérebro fará nos anos seguintes. É também nesse período que surgem os primeiros sintomas de transtornos que podem se agravar na vida adulta.
Por isso é importante que os pais/ responsáveis estejam atentos diariamente as emoções, comportamentos e as falas de suas crianças! Caso você perceba que algo não é esperado para a idade dela, procure ajuda profissional!
Marcella Antunes
CRP 09/7542
@marcella.neuropsi
#caldasnovas
#saudeemocional
#educador
#infantil