Veja o informativo AEP (Associação das escolas particulares)

A Associação das Escolas Particulares de Caldas Novas informa que está acompanhando, com profundo pesar, as notícias sobre os últimos ataques que aconteceram em escolas do país. Entendemos que estamos vivenciando um momento social e cultural que facilita a realização de atos violentos e, enquanto importante espaço educativo, também estamos inseridos nesse contexto. Nesse momento triste, nos solidarizamos às famílias das vítimas e repudiamos atitudes ou comportamentos que incitem qualquer tipo de violência, seja ela simbólica, verbal, psicológica ou física.

Ressaltamos que as Escolas pertencentes à associação possuem monitoramento com câmeras de segurança em todos os ambientes, tanto interno quanto externos, como cerca elétrica com alarme, além de treinamento a todos os nossos colaboradores para termos máxima atenção na abertura dos portões.

Além disso, estamos providenciando todos os esforços e medidas necessários para a prevenção e segurança de nossas crianças, inclusive encaminhamos ao Batalhão da Polícia Militar de Caldas Novas e região e à Guarda Municipal ofícios solicitando rondas ostensivas nas proximidades de todas as instituições de Ensino.

Todas as equipes pedagógicas das escolas pertencentes à associação estão atentas nas salas de aula e nos momentos de conversa com os estudantes para, ao identificarem comportamentos fora do comum ou mudança de comportamento, prontamente acionarem os responsáveis e se necessário comunicar o Conselho Tutelar.

Acolhemos os anseios das famílias e a preocupação no momento. A segurança na unidade sempre foi nosso foco, inclusive para a manutenção da restrição de circulação de familiares, no ambiente escolar, durante o período das aulas, mesmo ao término dos protocolos de biossegurança impostos pela pandemia da COVID-19.

Seguimos atentos e acompanhando nossos estudantes e a parceria com as famílias se torna cada vez mais indispensável. Pedimos prudência ao compartilhar mensagens que se popularizam em aplicativos e redes sociais e que podem contribuir para a disseminação de notícias falsas e pânico. Solicitamos o apoio no diálogo em casa com os filhos sobre os assuntos que têm repercutido a partir da temática. Monitorem com seriedade os acessos às redes sociais e objetos nas mochilas escolares para que todos sejamos agentes de tranquilidade e serenidade no ambiente escolar.

Família e escola precisam caminhar juntas, sendo agentes de responsabilidades. Precisamos trabalhar políticas do bem, nossas crianças e adolescentes são apenas educandos em busca de exemplos, ensinamentos e orientações. Vamos juntos? Precisamos vencer mais esse desafio.

Reiteramos ainda que não medimos esforços para que a Educação seja transformadora e cidadã, pois acreditamos que é dessa forma que podemos tornar nossa sociedade mais consciente e formar cidadãos com mais humanidade e olhar mais justo e igualitário. Onde há difusão do conhecimento, a violência recua!